Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > O Projeto
Início do conteúdo da página

O projeto

Publicado: Quarta, 24 Agosto 2016 22:10 | Acessos: 567

Apresentação

O projeto Vulnerabilidade à Mudança do Clima é um esforço conjunto do Ministério do Meio Ambiente, por meio do Fundo Nacional de Mudanças Climáticas e da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção à Saúde (VPAAPS) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ/Ministério da Saúde) para a elaboração de uma proposta de modelo de análise da vulnerabilidade dos municípios, em relação aos impactos da mudança climática global.

Além do desenvolvimento de um modelo conceitual para esta avaliação de vulnerabilidade, será construída uma ferramenta (Índice Municipal de Vulnerabilidade), um software, a ser aplicado, em caráter piloto, aos municípios de seis estados brasileiros: Paraná, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Maranhão e Amazonas.

Na elaboração desta ferramenta participam técnicos e pesquisadores de diferentes instituições e áreas do conhecimento e o índice incluirá componentes ambientais; sociais; demográficos; epidemiológicos e climáticos. Este processo se dá com a participação de técnicos e representantes dos governos dos estados abrangidos pelo projeto e a conclusão do trabalho está prevista para o ano de 2016.

Espera-se que seus produtos possam subsidiar a implementação do Plano Nacional de Adaptação à Mudança do Clima, sob a responsabilidade do Governo Federal, e orientar as políticas dos governos estaduais visando a proteção da população em seus territórios.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página