Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > O que é vulnerabilidade
Início do conteúdo da página

O que é vulnerabilidade

Publicado: Sábado, 13 Agosto 2016 13:17 | Acessos: 117

Vulnerabilidade às mudanças climáticas diz respeito a “propensão de sofrer danos” (IPCC, 2014).

Esse termo também pode ser definido pelo seguinte conceito: “capacidade de antecipar, resistir, manejar e recuperar-se dos impactos causados por desastres” (BLAIKIE et al, 1994) e “a capacidade diferenciada de grupos ou indivíduos de manejar riscos, baseada em suas posições relativas nos mundos físico e social” (DOW, 1992).

Para entender melhor o conceito de vulnerabilidade, é preciso conhecer os seus componentes:

Exposição: é a natureza e a intensidade do estresse ambiental (biofísico e climático) ou sóciopolítico experimentado por um sistema (população; território).

Sensibilidade: é a intensidade com a qual um sistema pode sofrer danos ou ser afetado por perturbações, determinadas pelas susceptibilidades intrínsecas ao sistema. (Por exemplo, uma população que viva em uma área endêmica para uma doença afetada pelo clima é mais sensível que outra livre desta mesma doença).

Capacidade Adaptativa: é a habilidade que um sistema tem de mudar (ou introduzir mudanças) para acomodar os estresses ambientais ou mudanças políticas, e manejar, da melhor forma possível, as suas consequências.

registrado em:
Assunto(s): vulnerabilidade
Fim do conteúdo da página