Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Trabalho avalia ocorrência de desastres naturais no contexto das mudanças climáticas
Início do conteúdo da página

Trabalho avalia ocorrência de desastres naturais no contexto das mudanças climáticas

Escrito por Reginaldo Alves | Publicado: Terça, 24 Janeiro 2017 14:29 | Acessos: 160

Inundações e deslizamentos foram os eventos extremos considerados no estudo

De acordo com estudos científicos, eventos extremos que resultam em desastres como secas, inundações, tempestades e aumento da temperatura tiveram seus padrões alterados nas últimas décadas.

Embora o Brasil não seja considerado um território afetado por desastres de grande magnitude, dados históricos apontam que o país é suscetível a esse tipo fenômeno, tendo em vista as inundações e secas na Amazônia e o furacão Catarina que atingiu a região sul em 2004. Mediante a esse panorama, foi elaborado o artigo An index of Brazil’s vulnerability to expected increases in natural flash flooding and landslide disasters in the context of climate change.

O artigo tentou avaliar como a alteração do clima futuro pode influenciar a vulnerabilidade à ocorrência de desastres, como inundações e deslizamentos no Brasil, considerados os eventos mais comuns no país. Essa avaliação permitiu a identificação de possíveis áreas de vulnerabilidade aos desastres, dentro de algumas décadas, por todo o território brasileiro.

O trabalho foi publicado na revista Natural Hazards pelos seguintes autores: Nathan Debortoli, Pedro Ivo Camarinha, José Marengo e Regina Rodrigues. Clique aqui e confira o documento em inglês.

Imagens: Free Images

registrado em:
Assunto(s): seminario , mato grosso do sul ,
Fim do conteúdo da página