Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Inundações costeiras podem aumentar até 2030
Início do conteúdo da página

Inundações costeiras podem aumentar até 2030

Escrito por Reginaldo Alves | Publicado: Terça, 06 Junho 2017 14:29 | Acessos: 99

Estudo avaliou impacto do aumento do nível do mar, incluindo regiões litorâneas brasileiras

Uma pesquisa publicada no fim de maio no periódico Scientific Reports apontou um aumento de 5 a 10 centímetros no nível do mar, fator que pode mais do que duplicar a frequência inundações nas regiões litorâneas dos trópicos já em 2030. O modelo matemático avaliou o impacto do ganho de volume do oceano na dinâmica das ondas e das marés, conforme as diretrizes do Acordo de Paris - 1,5°C de elevação da temperatura média do planeta.

Para um dos autores do estudo, Sean Vitousek, da Universidade de Illinois em Chicago (EUA), o aumento do nível dos oceanos afeta a geração, a propagação e a interação das tempestades. Segundo o pesquisador, as regiões tropicais seriam mais impactadas, onde a alteração do nível de água tende a ser menor. “São locais onde qualquer variação é mais sentida, locais onde há menos exposição a ondas gigantes. Além disso, os entornos estão menos preparados para as inundações”, explica Vitousek.

Impactos futuros

Na região tropical, um aumento de até 10 cm no nível do mar pode diminuir para 4,9 anos a frequência de grandes inundações, que antes ocorriam a cada 50 anos. No Brasil, um aumento de 10 cm a 20 cm deve aumentar a frequência de inundações especialmente no Rio de Janeiro e no entorno de Vitória, podendo levar a fechamentos de estradas e a destruição de casas e infraestrutura urbana.

“Outro problema que o Brasil pode enfrentar é a exposição dos moradores a águas poluídas, uma vez que várias das baías e estuários sofrem com a baixa qualidade da água. Além disso, a elevação do nível do mar pode frequentemente acelerar a erosão costeira de praias arenosas e falésias”, disse o pesquisador. As regiões mais atingidas estão na costa do Oceano Índico, do Atlântico Sul e do Pacífico.

Até cidades localizadas em latitudes mais altas, como a canadense Vancouver, e as americanas Seattle, San Francisco e Los Angeles, além da costa atlântica europeia, também terão a frequência de inundações duplicadas se a elevação do nível do mar for superior a 10 cm.

Fonte: Observatório do Clima

Imagens: Freepik

registrado em:
Assunto(s): seminario , mato grosso do sul ,
Fim do conteúdo da página