Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Estudo avalia vulnerabilidade de Minas Gerais à mudança do clima
Início do conteúdo da página

Estudo avalia vulnerabilidade de Minas Gerais à mudança do clima

Escrito por Reginaldo Alves | Publicado: Quarta, 08 Fevereiro 2017 14:29 | Acessos: 214

Apresentação dos resultados ocorrerá durante defesa da tese de doutorado, no dia 22 de fevereiro

A interface entre as áreas de saúde e ambiente nos 853 municípios de Minas Gerais é destaque na tese de doutorado de Ana Flávia Quintão, cujo tema é “Vulnerabilidade socioambiental e de saúde dos municípios de Minas Gerais às mudanças climáticas”. Os resultados do estudo serão apresentados no dia 22 de fevereiro, às 9h, no auditório da Escola de Saúde Pública, em Belo Horizonte.

A pesquisa, que também utiliza indicadores, possui uma metodologia similar a do projeto Vulnerabilidade à Mudança do Clima. O ineditismo do trabalho está no desenvolvimento do índice de vulnerabilidade para o estado de Minas Gerais. “Um dos desafios para a realização da pesquisa foi a disponibilidade dos dados, principalmente os ambientais”, destaca Ana Flávia.

Para o cálculo dos indicadores, foi utilizado o software Sistema de Vulnerabilidade Climática (SisVuClima), o mesmo que será usado nas capacitações do projeto em 2017. Uma parte da pesquisa, a primeira versão dos indicadores, foi divulgada na publicação “Vulnerabilidade à Mudança Climática na América Latina –Instrumentos Regionais para Adaptação no Setor Saúde”, financiada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Os resultados da tese serão publicados na revista Journal of Environmental Public Health.

registrado em:
Assunto(s): seminario , mato grosso do sul ,
Fim do conteúdo da página